top of page

A história do Valentine's day!


A história do Valentine’s Day


O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união. amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro". Saint Valentine, em português São Vatentino, foram mártires reconhecidos pela igreja católica (sim, no plural mesmo…rs), e no ano 496 o Papa Celasius decidiu adotar 14 de Fevereiro para honrar a memória de St. Valentine! Existe pelo menos duas histórias diferentes do Santo Valentino, e não se sabe bem ao certo qual das duas foi a que deu origem ao dia dos namorados, mas de qualquer forma as duas são cheias de romantismo!

O nosso primeiro Valentine foi um padre que serviu durante o século III em Roma, quando o Imperador Claudio II achou melhor que os jovens soldados não poderiam mais casar. Claudio II entedia que aqueles soldados que não tinham famílias se dedicavam melhor aos serviços e por isso ele proibiu qualquer tipo de relacionamento (sem coração esse Sr. Claudio, né?!). Mas Valentine se revoltou com esse decreto! Achando a maior injustiça, ele decidiu entrar em ação, e celebrava escondido os casamentos de todos os jovens apaixonados que o procuravam (um fofo esse Valentine!). Mas como todo bom mártir, Valentine foi executado quando o Sr. Cláudio descobriu seu ato de romantismo e compaixão.

Nosso segundo Valentine era um homem comum mas muito corajoso e de muita fé, ele ajudava os cristãos capturados a fugirem das penosas prisões romanas. Mas infelizmente um dia ele foi pego e lançado nos cárceres gelados da antiga Roma, e enquanto esperava seu julgamento, uma surpresa mais do que inesperada aconteceu! A filha cega de seu carcereiro o visitava diariamente e ele se apaixonou perdidamente por ela, e dizem que por conta desse amor e sua fé a cegueira da menina foi curada. Antes de ser morto ele enviou uma carta de despedida assinada “From your Valentine” em português “De seu Valentine”.

Mesmo que essa tradição tenha começado na Europa, os americanos também adotaram 14 de Fevereiro para comemorar o dia dos namorados. Vale lembrar que aqui na gringa não são só namorados que trocam os “Valentines” (é assim que eles chamam os cartões do dia dos namorados). Na terrinha do tio Sam todos fazem cartões para serem entregues para professores, pais, avós, amigos, amores secretos e claro, namorados. Os cartões podem ser comprados até em farmácias e são lindos! Os restaurantes ficam todos enfeitados, as lojas com presentes especiais e todo lugar que você passa pode perceber que o amor está no ar! Não é a toa que é o segundo feriado mais comemorado com decorações lindas e trocas de presentes, perdendo só para o Natal.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page